A Central Justa Trama é uma cadeia produtiva, processo que inicia no plantio do algodão agroecológico e vai até comercialização de peças de confecção produzidas com este insumo.
Assim a Justa Trama nasce a partir do sonho dos empreendimentos da confecção, naquele momento vinculado aos Complexos Cooperativos propostos pela ADS-CUT, de terem um produto próprio que, do começo ao fim, fosse desenvolvido por trabalhadores solidários, fazendo diferença não só em relação ao seu modo de produção e valorização do trabalho, mas a sua qualidade e preocupação com o meio ambiente: a cadeia do algodão agroecológico.
O projeto embrionário da cadeia produtiva iniciou em 2004 com o desafio de produzir sessenta mil bolsas para serem distribuídas durante o Fórum Social Mundial, que seria sediado em Porto Alegre, em 2005. A confecção das peças ficaram por conta da Univens e da Fio Nobre. Devido ao volume de produção foram chamados mais 30 empreendimentos de economia solidária para participar do trabalho.
Devido à inovação da proposta da cadeia foi necessário, o auxilio de parceiros, com isso foi desenvolvido um projeto junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES) a qual disponibilizou recursos financeiros para articular a produção, criação da marca e as viagens necessárias entre a coordenação geral da cadeia, formada por representantes dos empreendimentos viabilizando sua construção.
As atividades da Justa Trama são norteadas pelos pilares da economia solidária, que são: a solidariedade, autogestão, cooperação e dimensão econômica e comércio justo. Estas práticas nos empreendimentos promovem a igualdade de gênero, geração de renda e trabalho nas comunidades nas quais estão inseridas, emancipação dos cooperados e associados.
Sendo a Justa Trama uma central de empreendimentos o presente projeto terá incidência direta em todos os elos da cadeia que são:
(1) Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá – ADEC – Plantio do algodão orgânico.
(2) Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul – APOMS - – Plantio do algodão orgânico.
(3) Cooperativa Têxtil de Pará de Minas – Coopertextil – Fiação e Tecelagem
(4) Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos – UNIVENS – Confecção
(5) Cooperativa Fio Nobre dos Tecelões da Região do Município de Itajaí – Confecção
(6) Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Rondônia – Produção de Biojoias e bonecas
(7) Inovarte – Confecção de bichinhos e jogos pedagógicos.